0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Nossa ida para a Suíça quase virou uma ida para Roma também, pois pensamos seriamente em dividir nosso tempo entre os dois lugares. Mas como em 2014 estivemos na Suíça durante um final de semana  e amamos, preferimos ficar lá uma semana e conhecer tudo (ou quase tudo) que tínhamos vontade. No final ainda ficou faltando muito coisa, pois apesar de ser um país pequeno, ele é cheio de encantos e lugares incríveis.

DSC09432

Nosso roteiro inicial incluía ainda um trecho entre Zurique e St Moritz  durante o qual iríamos até Liechenstein, mas não fizemos. Como amamos Berna, decidimos ficar mais um dia e tirar Liechenstein do roteiro.

Além da suíça, decidimos ir também para Annecy, na França. Eu havia lido sobre o lugar e me apaixonado. Adoramos e valeu muito a pena ir até lá.

Como fomos de roteiro aberto, sem nenhuma reserva (estou gostando cada vez mais de viajar assim), foi possível fazer alterações, e assim pudemos escolher ficar mais um dia em Berna. A única reserva feita foi a primeira pernoite, em Lausanne, que reservamos no aeroporto de Roma, algumas horas antes de chegar à Suíça.

No final nosso roteiro aconteceu da seguinte forma:

Dia 1: chegada em Genebra, trem para Lausanne. Tarde e pernoite em Lausanne. Relato aqui.

Dia 2: Trem para Berna. Dia a pernoite em Berna.

Dia 3: Dia e pernoite em Berna. Detalhes nesse post aqui.

Dia 4: Iniciou a validade do Swiss Pass de 3 dias. Trem para Lucerna, Wilhelm Tell Express. Passeio em Belinzona. Ônibus para Chur. Pernoite em Chur. Conto tudo aqui.

map

Dia 5: Bernina Express. Tarde em Tirano. Bernina voltando. Trem para Brig. Pernoite em Brig.

Dia 6: Trem para Zermatt. Dia em Zermatt + subida ao Gornergrat. Trem para Aeroporto de Genebra. Onibus para Aneccy. Pernoite em Aneccy.

map 2

Dia 7: Dia em Annecy. Ônibus para Genebra. Voo de volta.

Estávamos um pouco receosos em função do clima, pois em novembro costuma ficar nublado e chover na Suíça. Resolvemos arriscar e demos sorte. Pegamos um dia bem nublado em Berna, e um começo de manhã com neblina em Lucerna. Fora isso, todos nossos dias tinham tempo excelente, com muito sol e frio totalmente suportável para andar na rua.

DSC09298

Uma coisa muito importante nesse roteiro foi a questão das malas. Como não montamos base em nenhuma cidade, sempre íamos com nossas malas junto, e o fato de termos levado somente malas pequenas (tamanho que pode ser levado como babagem de mão) foi fácil carregá-las.

DSC09120

Uma coisa que preocupa quase todo mundo que pretende conhecer a Suíça é aquela fama de lugar caríssimo. Ok, confesso, ela faz jus à fama. Maaaaas, eu detalhei os maiores gastos aqui, assim tu podes, como nós, já ir preparado.

A Suíça encantou, e é um país para ser percorrido em mais tempo. Porém as passagens por R$317,00 nos obrigaram a ir nem que fosse para ficar três dias. Esse roteiro ficaria ótimo com mais um dia em Zermatt, um tempo em Lucerna (só fomos para lá para pegar o Wilhelm Tell), além de Genebra e Zurique, que ficaram de fora.

Espero ajudar, e se tiver qualquer dúvida, só chamar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>