Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco

July 29, 2014 in Brasil, Destinos by Camila Alves

21 Flares Twitter 0 Facebook 21 Pin It Share 0 Email -- 21 Flares ×

Após ver as fotos da estrada da serra do Rio do Rastro, já decidimos que precisávamos conhecer o lugar.
Tão pertinho da gente, não entendo porque o lugar ainda é quase desconhecido para gaúchos e catarinenses.
A região possui paisagens lindíssimas e é perfeita para aliar contato com a natureza junto com rodar por uma estrada linda.

DSC01115 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Iniciamos nossa jornada de Porto Alegre. O Leandro queria conhecer o caminho para a praia por Taquara então não fomos pela Freeway.


Fomos até uma parte tranquilos, mas daí o GPS decidiu ir pelo caminho mais curto. Pegamos uma estrada de chão muito boa, perguntamos e nos informaram que dava sim para ir por ali (caso contrário teríamos que voltar muuuitos quilômetros) e seguimos a estrada.

DSC00784 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"
A estrada boa de chão foi estreitando, até mal caber o carro. Pelo menos as paisagens eram bonitas. Depois de um tempo de um pouco de desespero resolvemos relaxar e aproveitar o caminho, afinal, que adiantava ficar nervoso?
Depois de um tempo voltamos ao caminho certo. Até hoje não sabemos por onde passamos…

DSC00786 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"
Óbvio que a gente não podia ir pelo caminho mais fácil. Eu encrenquei que não queria ir e voltar pelo mesmo lugar, queria fazer caminhos diferentes. Durante minhas pesquisas encontrei pouquíssima informação sobre a serra do corvo branco, mas consegui convencer o Leandro a subir por ela e descer a será do rio do rastro.
Quando estávamos chegando perto da serra do corvo branco o tempo resolveu fechar e iniciou uma garoa. E ela não parou mais, mas ok, paciência.

DSC00799 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"
Gente, que coisa doida subir o corvo branco daquele jeito. A estrada liga Urubici a Braço do Norte e é precária. Há asfalto nas curvas mas olha o detalhe: é o único asfalto do Brasil aplicado de forma quase manual. As máquinas não chegavam lá parece. Isso um morador me contou, então não garanto a informação.

DSC00862 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Como estava correndo água na estrada, se formava uma vala nas divisórias entre o asfalto e a estrada de terra, um terror.

DSC00808 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

A estrada passa pela “garganta”, o maior corte em rocha no Brasil, tu vais se ver entre dois paredões de quase 90 metros. Como o tempo estava bem ruim, não mostrou a beleza do lugar.

DSC00867 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"
O som dos pássaros e das cascatas ecoa enquanto tu passas rente à mata.

corte 300x228 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Fonte: Portal de turismo de Urubici

Depois do sufoco chegamos à Urubici, estrada nova e excelente. Resolvemos subir ao famoso Morro da Igreja, com a famosa vista lindíssima, também para ver a famosa pedra furada. E olha a linda vista do lugar!

DSC00914 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"
Gente, não se via nada. Nem dois metros de distância. Mas com o tempo tu para de se chatear com esses imprevistos de viagem. Pelo menos na descida o tempo tava mais aberto e o lugar era bem bonito.

DSC00922 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"
Importante: agora para visitar o Morro da igreja é necessário agendar. Descobri isso aqui. Então se informe antes de ir.

 

Jantamos na pizzaria Cor da fruta, fomos muito bem atendidos e adoramos o rodízio de pizzas.

Naquela noite nos hospedamos muito bem. Ficamos na Pousada Pica Pau, uma hospedaria domiciliar ótima. Passamos a noite com a família na sala, tomando chimarrão enquanto o filho da dona Edna nos apresentava um vídeo sobre a cidade e ela fazia pinhão na chapa do fogão a lenha.

O quarto era grande e o chuveiro divino. Foi maravilhoso aquele banho quente no fim do dia, pois o clima estava gelado.

Acordamos e tomamos um café da manhã divino, tudo caseiro, boa parte das coisas feitas pela dona Edna. O atendimento foi um espetáculo, fomos atendidos com muito carinho, nos sentimos em casa.

DSC00925 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Depois fomos dar uma volta na propriedade. Se fores na época certa podes participar da colheia de maçãs. E para crianças acredito que seja ótimo também, pois há muita natureza, animais e as crianças da cidade adoram esses lugares.

DSC00930 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Na cidade passamos pela Igreja Matriz, uma construção idealizada pelo Padre José Alberto Espíndola, a quem a população atribui várias graças.

DSC00939 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Depois disso passamos por um local com inscrições rupestres, que não os chamou muita atenção.

DSC00946 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Seguimos viagem até a cascata do Avencal, famosa na região pela beleza. A cascata tem quase 100 metros de queda livre e é muito bonita, apesar da vazão baixa que estava na época em que fomos. Pena que o tempo não colaborou.

DSC00957 576x1024 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Dali partimos para Bom Jardim da Serra, especificamente para a Vinícola Villa Francioni, onde queríamos fazer a visita guiada. Quando chegamos estava fechado, mas eu sabia o horário de abertura e imaginei que estivessem no almoço. Muitas pessoas chegaram e foram embora, mas decidimos aguardar. No horário certinho chegaram o atendentes.

A visita dura uma hora e meia e custa trinta reais que podem ser revertidos em compras no fim da visita. A construção era um sonho do fundador, Sr. Dilor de Freitas.

DSC00981 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Ao longo da visita se mostra a preocupação ambiental, e a busca por tornar o local o mais sustentável possível.

Vimos poucas luzes, pois o projeto foi feito para favorecer a iluminação natural.

DSC00975 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

A maior parte do escoamento no processo funciona por gravidade, o prédio foi feito sobre uma colina prevendo favorecer esse escoamento.

DSC00967 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Também nos é apresentado a paixão do Sr Dilor por arte, ele trouxe muitas das peças que constituem  prédio de outros lugares.

DSC00971 576x1024 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Mais informações tu podes encontrar no site da vinícola aqui.

Agora o destino era o nosso próximo hotel. No caminho paramos no mirante da serra do Rio do Rastro, que fica bem em frente à entrada do Rio do Rastro Eco Resort. Não dava para ver nada em função da neblina, mas tinha um zilhão de quatis.

DSC01010 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

O hotel nos proporcionou momentos excelentes de descanso. Eu falei da nossa experiência no Rio do Rastro Eco Resort aqui.

DSC010211 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

No dia seguinte fizemos a esperada descida de serra. Fomos atacados pelos quatis de novo hehehe.

 

DSC01080 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

 

Durante a descida o tempo ficou brincando com a gente de mostrar e esconder as belíssimas paisagens da serra e da estrada. Há inúmeros locais para parar e fotografar e é impossível não ficar clicando o tempo todo.

DSC01108 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

 

Em uma das curvas há uma escultura chamada “Monumento aos tropeiros”, talhada em uma única pedra de basalto de mais de quatro metros de comprimento. Ela retrata um tropeiro seguido por suas mulas de carga  nesse que era um roteiro muito utilizado na rota comercial da região, onde se trocava a produção de produtos serranos por produtos do litoral.

DSC01124 1024x576 Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco= "Viajante"

Adoramos a viagem mas infelizmente o clima não colaborou. Estamos  loucos para repetir ela em um final de semana de sol, e refazer o mesmo caminho ( tirando a parte de nos perdermos).

Há diversos outros atrativos na região e além do tempo curto, o clima nos desanimou um pouco a ir até eles.

Agora no inverno há ainda a chance de nevar na região, devido à sua altitude. Mais um motivo para pegar a estrada.

Quando fores, vem contar pra gente como foi!