0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Um dos hotéis mais tradicionais da Serra Gaúcha, localizado no coração de Gramado, e com fama de atendimento impecável, esse é o Casa da Montanha. Todos que moram aqui em Porto Alegre conhecem o nome do hotel e a fama que ele carrega, e por isso eu estava muito ansiosa por conhecê-lo, mas meus horários e folgas não estavam ajudando. Eis que surge o feriado de 7 de setembro, em uma quarta feira, perfeito para minha programação – dificilmente tenho os finais de semana livres para passear aqui por perto – e as datas finalmente fecham.

2016_0907_15172000

Chegamos ao final de uma terça feira cinzenta, já com a ideia de curtir o máximo possível o hotel em si, e aproveitar para descansar. De primeira gostei do exterior do hotel, uma construção charmosa no alto de uma colina, e que é exatamente isso: uma casa da montanha. A arquitetura lembra muito os chalés que se espalham pelos vales suíços e bateu aquela emoção de esperar algo tão aconchegante quanto aquela viagem, e foi o que aconteceu. O jardim tem até um carrossel, e não existe quem não goste de carrossel né!?

Eu estava muito ansiosa também por já conhecer o Parador Casa da Montanha, do mesmo grupo, e foi um lugar pelo qual me apaixonei e até hoje desejo voltar, então as expectativas estávam altíssimas.

Ao estacionar fomos encontrados pelo mensageiro do hotel, um senhor coisa mais gracinha, daqueles que dá voltade de abraçar sabe? Ele já foi o cartão de visitas do hotel e nos deu uma ideia de como seria o atendimento naqueles dias. Ficou com a chave do carro, e nos levou até o balcão para checkin. Ali, mais uma vez, fomos recebidos com muita simpatia e cordialidade. Checkin rápido e fácil, e ao terminar, o mensageiro já aguardava com as malas, para nos acompanhar até o quarto.

Nosso quarto tinha uma decoração romântica, iluminação suave e aconchegante e uma cama que nos abraçava. Um quarto de frente, com uma sacada e vista para a cidade. Há calefação, ar condicionado, TV à cabo e cofre. A recepção no quarto contava cafeteira Nespresso, chás, algumas frutas e frigobar com várias opções de bebidas.

dscf9785

Tenho que confessar: amo ser mimada em hotéis, e entre os diversos mimos da hospedagem estavam a recepção com taças de espumante aqui da Serra Gaúcha, pantufinhas, chocolatinhos de boa noite, acompanhados de cama arrumadinha e previsão do tempo para o dia seguinte.

dsc_0104

Havia ainda um menu de travesseiros e esse foi uma novidade para mim, e um diferencial na qualidade do meu sono. Sofro com travesseiros de hotéis, pois geralmente são de um tipo específico, e todos iguais, normalmente altos demais para mim. A opção de escolher um que melhor se adaptasse à forma como eu durmo fez com que eu me sentisse em casa, e dormi muito confortavelmente.

dsc_0112

No banheiro, além de secador de cabelos, roupões e toalhas, um item importantíssimo para mim: as amenities de banho. Odeio sair carregando mil coisas para um passeio curto assim, e acabo precisando pesquisar antes para saber o que vai me esperar. Saí de casa já sabendo que encontraria itens da Loccitane, em cuja qualidade eu posso confiar, e não precisei levar nada desse itens. Gostei muito dos produtos e fiquei muito feliz ao encontrá-los na lojinha do hotel, e poder levar para casa os mesmos produtos.

dsc_0094

O chuveiro, outro item cuja qualidade é indispensável, era excelente.  as toalhas e roupões de ótima qualidade, tudo para terminar ou começar o dia muito bem.

As áreas comuns do hotel são impecavelmente decoradas e super aconchegantes Há sala com lareira e vários pequenos ambientes, o que é ótimo para reunir o pessoal quando se viaja entre amigos ou família, e uma sala com televisão.

dscf9968

Somos fãs do descanso quando frequentamos esse tipo de hotel, e a área de lazer não deixou a desejar. Uma piscina aquecida grande, cercada de verde, em um grande solarium, acompanhada de uma jacuzzi em um ambiente adjacente.

dscf9944

Além disso, havia sauna turca e sauna seca, e esse conjunto de opções era nossa casa ao final do dia. Há também uma academia, mas dela não passamos nem perto… Minto, passei sim, para fotografar.

2016_0906_20023700

Para ajudar nosso objetivo de descansar e não tirar nossos pés do hotel, ainda ter opções de restaurantes. O Bistrô da Varanda é um recanto charmoso dentro do hotel, e parece perfeito para um almoço com vista ou um entardecer, bebendo uma cervejinha e comendo um doce. Não conseguimos experimentar, fica para a próxima visita à Gramado.

2016_0907_15101900

E o La Caceria é um dos restaurantes de carne de caça mais renomados do Brasil, e no momento em que reservamos o Casa da Montanha já sabíamos que seria lá nosso jantar. Escolhemos o menu degustação, para experimentar vários pratos. Mas isso já vai ser assunto pra um post especial. Adianto que adoramos tudo e amei ver o atendimento impecável do Casa da Montanha se estender ao restaurante, nosso garçom era excelente e além do atendimento ótimo, nos divertiu muito.

2016_0907_15044700

E vamos agora falar da minha paixão especial ao sair de casa: café da manhã de hotel! E para agradar mais a preguicinha aqui, adivinha: café da manhã até as 11 horas e ninguém precisa fazer esforço e acordar cedo nas férias, eba!

2016_0907_11082200

Cada um tem seu menú predileto, e meu café da manhã ideal precisa da combinação simples café + omelete/sanduíche, pois é isso que me dá energia nas viagens. Mas sofri até para escolher o meu menu básico, pois só de pães salgados contei 10 opções. Daí eu desisti do meu menu básico e fui pegando várias coisinhas para provar. Entre os queijos minha preferencia foi o Brie com geléia de damasco.

Muitas opções de frutas, que -infelizmente- não fazem parte do meu café da manhã. Sucos, águas saborizadas, iogurtes e cereais para todos os gostos.

Outra coisa legal foi o menu para as omeletes, um cartãozinho para marcar que simplificava tudo. Era só marcar como você queria (omelete, ovos mexidos, etc), e os ingredientes e rapidinho estava pronto, fresquinho, na sua mesa. O café também era servido na mesa,

E, depois de sofrer para escolher o que experimentar, pois havia muitas opções, descubro uma mesa de doces, que além de bolos tinha sonho e churros. Se eu tivesse visto antes, todo meu café da manhã seria sonho e churros. Um espetáculo.

Uma das partes mais difíceis de sair do hotel foi exatamente isso: sair do hotel. Toda nossa estava foi tão gostosa que só queríamos ficar por lá. Eume encanto com muitas coisas em hotéis, mas o atendimento é pra mim o item número um, pois ele consegue transformar os lugares, o sentimento, mudar o dia. E desde o momento em que chegamos fomos muitíssimo bem atendidos, com pessoas preocupadas com nosso bem estar o tempo inteiro.

Antes de nos despedir ainda passamos na lojinha do hotel e passamos muito tempo lá, conversando com aatendente que era um amor. Ela contou como a dona do hotel trás muitos dos itens que estão à venda de suas andanças ao redor do mundo, e por isso tem tantas coisinhas diferentes e legais – as louças são de enlouquecer.

Na saída ainda ganhamos um kit de boa viagem, com água, frutas e barrinhas de cereais, com um cartãozinho super delicado desejando um bom retorno.

 

 

Enfim, adoramos o atendimento, a estrutura do hotel e o aconchego. Sempre acredito muito na opinião geral do Trip Advisor e fiquei super satisfeita ao ver ao vivo todo aquele cuidade sobre o qual eu já havia lido.

Não é fácil se destacar em uma cidade com tantos hotéis de boa categoria, mas o Casa da Montanha tem conseguido manter o status por anos. Pudemos ver o porquê, e adoramos nossa passagem por lá.

Para conhecer mais sobre o hotel, é possível ver o site aqui.

  1. Rafael says:

    Nós também somos de Porto e faz tempo que estávamos planejando conhecer o Casa da Montanha, queremos justamente um final de semana de folga e descanso.
    Muito bom ler um relato assim detalhadinho, tu acha que mesmo no verão vamos aproveitar?

    Valeu

    • Camila Alves says:

      Oi Rafael!!

      Acredito que vocês vão aproveitar sim, a piscina é uma delícia e, não sei se vocês gostam, mas eu aproveito as saunas dos hotéis o ano inteiro.
      E se vocês estão querendo descansar, é o lugar ideal, nós nos desligamos completamente da rotina e fomos mimados o tempo todo!!

      Espero que aproveitem!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>