0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

O Vietnã entrou e saiu do nosso planejamento diversas vezes. Primeiro porque nosso roteiro estava super apertado, segundo porque com tantas cidades legais, pensamos que seria melhor deixar para aproveitar todo o pais em uma viagem futura.

DSC02189

Mas sabendo que não havia nenhuma previsão sobre quando voltaríamos para a Ásia, não conseguimos resistir. Mesmo com muitas cidades históricas lindas e muitas atividades disponíveis, estávamos encantados mesmo com Halong Bay.

Halong Bay é uma baía no Vietnã onde mais de 3 mil ilhotas de rocha emergem do mar esmeralda, criando uma paisagem de cinema.

Se você tem tempo é possível ir até Halong Bay por conta, apesar de vários relatos de dificuldades de comunicação e transporte. Nós escolhemos uma empresa que oferece cruzeiros pela baía e estava bem cotada no TripAdvisor e no Booking, a Syrena Cuises, e contratamos o transfer a partir do hotel em Hanói, e acreditamos que esta foi uma ótima escolha.

Há mais de um pacote disponível, mas escolhemos o tour de 2 dias/1 noite. Nos buscaram no nosso hotel em torno das 8 da manhã em Hanói. Passamos em mais alguns hotéis para buscar mais pessoas e partimos rumo à Halong. No meio do caminho paramos em uma loja enorme e lindíssima, com todos tipos de produtos que tu imaginar. Me encantei com tudo e fui pateta pois não se compra nada em locais onde as excursões param comprei algumas coisas que mais tarde descobri curtar 3 vezes menos nas cidades seguintes.

Próximo de meio dia chegamos ao porto, onde aguardamos uns 15 minutos para sermos transferidos para o barco. Logo ao chegar fomos chamados para o almoço enquanto o barco navegava em direção à nossa primeira parada. O almoço em estilo buffet estava com uma ótima apresentação e super saboroso.

Gostei muito do barco, achei ele bem conservado e elegante. A cabine não é grande, mas foi suficiente. Além disso recebemos uma decoração especial em função da nossa renovação de votos, uns queridos.

DSC02063

O banheiro era excelente, com um bom kit de amenities, e chuveiro maravilhoso, ainda mais com o friozinho que fazia.

DSC02067

No primeiro ponto de parada fizemos um agradável passeio de barquinho pela baía. Os barquinhos levavam até quatro passageiros, mais o barqueiro que tinha uma força incrível remando.

DCIM104GOPRO

Depois disso paramos na vila flutuante. Ali moram as famílias dos pescadores, que anos atrás foram proibidas de habitar as ilhas e foram obrigadas a encontrar uma outra maneira de viver na baía. Assim eles criaram casas que flutuam e ali vivem. Nos dias das nossas visitas havia há pouco sido proibido habitar a baía de qualquer forma, então todas as famílias haviam sido deslocadas para a cidade, e as casas estavam vazias. Não sei dizer se a situação continua assim.

DSC02101

Próximo à vila flutuante há uma fazenda de pérolas, e ali descemos para conhecer a loja. Havia peças belíssimas, com pérolas com cores incríveis. Assistimos ainda uma demostração da abertura das conchas e vimos como as pérolas são removidas.

Saindo da fazenda de pérolas fomos ao ponto que eu mais estava ansiosa: Tiptop Island. Essa ilha onde é permitido desembarcar possui uma praia super bonita. Mas o mais interessante é um mirante no topo da ilha, que permite uma visualização perfeita da baía.

DCIM104GOPRO

Fazer amigos: essa arte a gente domina

 

Quando descemos ainda fomos presenteados com um belíssimo por do sol. A praia ainda estava movimentadíssima, com uma grande turma jogando bola e uma galera espalhada pela areia.

DSC02224

Retornamos para o barco e tivemos um tempo livre. Nesse momento aconteceu algo interessante, mas que acredito que seja muito comum na baía. Resolvemos ficar na varanda assistindo o entardecer quando pequenos barcos se aproximaram. Eram mulheres com os barcos cheios de mercadorias para venda, principalmente comida e bebida. Elas estavam bem abaixo do nível das varandas e utilizavam redes presas em estacas para nos alcançar os produtos e receber o dinheiro.

DSC02235

Nosso vinho vietnamita

Ali foi nosso happy hour, bebendo uma cerveja vietnamita, assistindo ao por do sol, acompanhados de pessoas sensacionais que tivemos o prazer de conhecer no barco, e ainda com uma paisagem de cartão postal.

DSC02238

Mais tarde nos preparamos e aconteceu nossa renovação de votos ao estilo vietnamita, com cerimônia e roupas típicas do país, mas isso vou contar em outro post.

DSC02249

Antes do jantar ocorreu uma aula de culinária vietnamita muito legal. Todos participaram e cada um provou os pratos que preparou. E acreditem, tudo ficou uma delícia.

Fomos dormir tarde após um delicioso jantar. Acordei com o dia clareando e aquela paisagem linda na nossa janela e fui dar uma volta pelo barco. Mais cedo havia uma aula de Tai Chi, mas ela ocorreu as 6 da manhã e não conseguimos acordar.

DSC02266

Halong Bay é realmente algo difícil de acreditar que existe. A cor da água é incrível, um verde escuro lindo. As montanhas que saem do mar montam um cenário de filme.

DSC02260

Ainda havia outro passeio naquela manhã, fomos conhecer a Surprise Cave. Adorei esse passeio. Nunca visitei uma caverna tão grande. Ela é lindíssima, com locais bem demarcados para caminhar.

DSC02309

Depois disso houve um café da manhã bem reforçado e depois descansamos no deck enquanto navegávamos de volta ao porto.

DCIM105GOPRO

Antes de decidir ir para Halong Bay li muitos relatos a respeito. Alguns maravilhados e outros desapontados. Nós fazemos parte do grupo dos maravilhados. Não vou dizer que tu tens que ir, pois tu tem que fazer o que quiseres. Mas pesquise bem e escolha com carinho a operadora. Acredito que isso é essencial para o sucesso do passeio. Cada pessoal tem um estilo de viagem diferente e por isso é importante escolher o que será bom para você.

Acredito que o Syrena foi uma escolha excelente e isso ajudou muito a aproveitarmos ao máximo a experiência. A comida era deliciosa e o atendimento espetacular. Todos funcionários eram educados, prestativos e sorridentes. Nada nos faltou, tudo ocorreu como esperávamos. O transfer Hanói-Halong bay e Halong Bay – Aeroporto funcionou perfeitamente (exceto pelo trânsito no Vietnã ser completamente insano). Além disso o curto benefício é excelente comparando com outros cruzeiros da mesma categoria.

O pessoal do Syrena ainda foi muito legal ao nos ajudar com a cerimônia de renovação de votos e todos, inclusive a tripulação, participaram e podíamos ver que estavam felizes junto conosco.

Estávamos receosos pelo retorno, pois tínhamos um vôo às 17 horas e foi muito tranquilo. Conforme o pessoal do barco prometeu, chegamos no aeroporto antes das 15 horas.

Por fim, acertamos muito incluindo o Vietnam em nosso roteiro, e foram dois dias deliciosos navegando por Halong Bay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>